quarta-feira, 3 de abril de 2013

Achei.

  


  Achei que os humanos se diferenciavam dos animais pelo raciocínio e pelos sentimentos. Achei que o raciocínio estivesse a favor da humanidade, que o raciocíno trouxesse benefícios para a nossa sobrevivência. Achei que sobreviver era o suficiente, ou pelo menos viver bem. Achei que todos soubessem que precisamos do planeta, do ecossistema e de tudo que ele nos oferece, para sobreviver. Achei que todos soubessem que a degradação da natureza nos faria mal. 
  Mas o homem parece que não está raciocinando direito, apenas pensa que quanto mais dinheiro melhor. Não importa o que aconteça, não importa se a Terra cada vez mais se aquece, se o ar cada vez mais se polui, se oceanos cada vez mais estão poluídos, colocando em risco os animais que habitam nele, ou se a água cada vez é mais escassa. Não importa. Quanto mais lucros, melhor.
  Quanto mais roupas de grife, quanto mais sapatos de marca, quanto mais joias, quanto mais carro do ano, quanto mais celular da moda, melhor. Não importa se tem pessoas com fome, se tem pessoas doentes, se a violência aumenta, se tem pessoas morrendo. Não importa. Achei que a vida das pessoas importasse. Achei que a vida em si fosse importante. Mas a reação diante destas coisas é cada vez mais rara.
  Achei que as leis eram para todas as pessoas, independente de classe, raça, ou hierarquia. Achei que os culpados que seriam punidos e que os inocentes seriam livres. Achei que os que estivessem no poder eram os que mereciam estar lá. 
  Achei que as crianças só tinham que brincar. Achei que as pessoas tivessem sentimentos, se importassem com outras. Achei que o sexo fosse um ato de amor e apenas para pessoas adultas, não achei que fosse algo que pudesse causar sofrimento para alguém. Achei que a vida fosse mais relevante, e que não se podia tirá-la de ninguém
  Achei que éramos inteligentes. Achei que todos achassem que essas tolices não nos levam a lugar nenhum, apenas a uma vida de miséria. Achei que soubesse que a vida não pode ser preenchida apenas em ter. Achei que soubessem que deveriam trocar o verbo ter pelo ser, que nada se leva dessa vida. Achei que o que valia mais era o abstrato: o caráter, o respeito, a solidariedade, a amizade, o amor, os sentimentos. É isso que nos diferencia, é isso que dar sentido a vida.
  Achei que esse raciocínio era lógico, bem, só achei.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Feliz ano novo. Feliz mesmo!


 "Feliz ano novo!" "Feliz 2013!" "Que o seu ano seja repleto muita saúde, muito amor e muita prosperidade!" Isso é o que a gente mais escuta e mais diz quando estamos abraçando alguém quando o relógio marca meia-noite e o céu fica iluminado por fogos de artificio. Bom, eu sei que estou meia atrasada para falar isso. Mas calma! Estamos no 12° dia de 2013, bem no início, ainda dá tempo de desejar algo. Até porque os brasileiros sempre dizem que o ano só começa depois do carnaval, então dá tempo.
  Eu queria desejar um feliz 2013 para você. Mas que seja feliz mesmo, independente de saúde, de amor ou de prosperidade. São itens importantes, mas o melhor é está de bem consigo mesmo.
  Então corra atrás da sua felicidade, não deixe que os problemas e as dificuldades te impeçam de fazer algo. Passe por cima de todos os impedimentos, mas sem pisar por cima de ninguém, por favor! Vamos ser mais humanos também. Faça aquilo que te traz conforto e prazer. Pense mais em você, nos seus planos, nos seus lazeres, e no seus momentos. Não faça nada que te prejudique. Não se torture por algo que fez de errado, se perdoe. Isso serve de aprendizado. Relaxe mais, seja menos ansioso. Não torne as coisas difíceis, não se estresse por conta das decepções e nem crie expectativas demais, essa é a causa da decepção.
  Aproveite a cada momento e viva intensamente antes que as cortinas da vida se fechem, como já disse Chaplin. Lamba a tampa do iogurte, tome um banho de chuva, tome banho de mangueira quando estiver calor. Sai desse computador e vai ver como o dia está lindo lá fora. Viva mais para si e menos para o trabalho. Saia daquele emprego que você detesta e vá em busca de outro. Eu sei que arrumar emprego hoje em dia não está fácil, mas vá em busca de algo que você se sinta bem. 
  Não fique obsessivo para achar alguém se você está sozinho, um dia alguém aparece. Curta esse momento que você está só. Se você já tem alguem, cuide bem do seu amor, seja ele quem for (o refrão dessa música é a mais pura verdade). Faça aquilo que lhe dá vontade de fazer, e o que não dá, não faça. Não se sacrifique em vão. Tenha sempre um objetivo em mente, lute por aquilo que você deseja e não desista.
  Menos estresse, menos aborrecimentos, menos violência, menos intolerância, menos prepotência, menos mentiras, menos traições, menos falsidade, menos lágrimas, menos dores, menos tristeza.
  Mais alívios, mais satisfações, mais paz, mais paciência, mais humildade, mais lealdade, mais confiança, mais sinceridade, mais sorrisos, mais cócegas, mais alegrias.
  Bom, acho que deu para dizer tudo. Feliz ano novo. Feliz mesmo!